Sobre a Terapia

Compreendendo o ser humano de maneira holística (como um todo), meu trabalho terapêutico se fundamenta na psicanálise freudiana e na psicologia humanista. Além dos cuidados que envolve a prática terapêutica, procuro oferecer aos meus pacientes explicações cientificas atualizadas sobre as técnicas utilizadas, para que possam compreender quais os fundamentos que regem a terapia. As primeiras seções se desenrolam por meio de entrevistas, cujo objetivo é conhecer o paciente e procurar compreender suas expectativas, objetivos e anseios com a prática terapêutica.

Nossas Especialidades

Terapia individual

A terapia individual é um processo focado na saúde mental e no bem-estar emocional de uma pessoa. Durante as sessões de terapia, o paciente tem a oportunidade de explorar seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e experiências de uma maneira segura e confidencial. O terapeuta fornece um ambiente de apoio, empático e sem julgamentos, onde o paciente pode discutir seus problemas, aflições e angustias.

Como funciona a terapia individual?

Inicialmente o terapeuta realiza uma entrevista com o paciente, cujo objetivo é conhecer um pouco sua história, e compreender suas motivações relacionado à terapia. As sessões se desenvolvem por meio de uma conversa, onde o paciente tem a total liberdade para expor temas ou questões que lhe angustiam. Durante as sessões, a partir das demandas apresentadas pelo paciente, o terapeuta realizará direcionamentos que objetivam o reestabelecimento do bem-estar emocional e a resolução de conflitos.

Terapia de casais

Nesta abordagem objetivamos compreender quais são os pontos de conflito que desestabilizam a harmonia do casal e identificar padrões de comportamento que possam: melhorar a comunicação, resolver conflitos, fortalecer a conexão emocional e ajudar os parceiros a entenderem melhor um ao outro.

Como funciona a terapia de casal?

Durante as sessões de terapia de casal, ambos os parceiros participam ativamente. O terapeuta cria um ambiente seguro e imparcial para facilitar a discussão de questões que afetam o relacionamento. Entre as principais questões que surgem numa terapia de casal, podemos citar: problemas de comunicação, dificuldades para resolução de conflitos, desconexão emocional que afeta a intimidade do casal etc. O terapeuta tem como objetivo ouvir as demandas e desenvolver técnicas para que as questões conflituosas sejam possivelmente contornadas.

Terapia em grupo ou organizacional

A terapia para grupos e empresas é uma prática que visa melhorar a saúde mental, resolver conflitos e promover o bem-estar entre os membros de um grupo ou funcionários de uma empresa.

Como funciona a terapia em grupo?

Existem muitos tipos de terapias em grupo, tudo depende do número de pessoas e o objetivo que às congregam. Este tipo de terapia consiste em uma discussão interativa entre um grupo de pessoas com características similares a qual é conduzida pelo terapeuta, cujo papel é facilitar a participação e interação dos membros propiciando um ambiente seguro e acolhedor. Isso envolve o estabelecimento de regras, diretrizes e uma atmosfera onde os membros se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e emoções. Além disso, o terapeuta guias as interações no grupo, incentivando a comunicação aberta, a escuta ativa e a empatia entre os membros. Sua intervenção – quando necessária – visa explorar questões, confrontar padrões disfuncionais ou ajudar a resolver conflitos de maneira construtiva.

Terapia com crianças e adolescentes

Tomando em consideração as inúmeras descobertas e conflitos que perpassam a infância e a adolescência, a terapia é direcionada para identificação e resolução de conflitos ocasionados por questões próprias de cada fase do desenvolvimento.

Como funciona a terapia para crianças e adolescentes?

A terapia para crianças e adolescentes é altamente adaptada, pois, visa atender às necessidades específicas de cada faixa etária. Tem como objetivo oferecer um espaço seguro e estratégias terapêuticas específicas para ajudar acrianças e jovens a lidar com desafios emocionais, comportamentais e interpessoais. Ela se desenvolve por meio dos mesmos princípios da terapia individual. Após as entrevistas prévias com a criança (ou adolescente) e o estabelecimento de laços de confiança, a conversação direcionada pelo terapeuta, tem como objetivo que os envolvidos (criança ou adolescente) sintam-se acolhidos para manifestar suas preocupações ou aflições.